SISTEMAS DO ORGANISMO HUMANO
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: digestório, respiratório, excretor, sanguíneo, imunológico, ósseo, muscular e nervoso.
Para compreender as atividades de cada sistema é necessário analisar as suas principais funções.
Entre os sistemas do corpo humano, o sistema digestório é responsável pela absorção de nutrientes importantes retirados dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelo tubo digestório que engloba a boca, faringe, esôfago e estômago, intestino delgado e grosso, e ânus.
Esse sistema realiza dois tipos de digestão: a digestão mecânica, realizada pela trituração dos alimentos na boca e a digestão química, que faz a digestão dos alimentos através das enzimas. Além disso, os sistema é composto por órgãos anexos, que inclui as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
Órgãos do sistema digestório
- Boca
A boca é o local onde a digestão começa. Nossos dentes promovem a digestão mecânica, garantindo que o alimento seja rasgado, amassado e triturado. Além da atuação dos dentes, o alimento na boca sofre a ação da saliva, a qual é secretada pelas glândulas salivares. A saliva contém a enzima amilase, também conhecida por ptialina, que promove o início da digestão dos carboidratos.
- Faringe
Esse órgão é comum ao sistema digestório e respiratório, abrindo-se em direção à traqueia e ao esôfago. O bolo alimentar segue da faringe para o esôfago.
É o órgão tubular e musculoso que conecta a faringe com o estômago. O bolo alimentar atinge o estômago graças às contrações do músculo liso que forma o esôfago. Essas contrações são chamadas de contrações peristálticas.
-Estômago
Nesse órgão, o bolo alimentar sofre a ação do suco digestivo, chamado suco gástrico, que é a ele misturado graças à atividade muscular do órgão. Nesse momento, o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo.
-Intestino delgado
O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.
-Intestino grosso
Esse órgão é responsável pela absorção de água e formação da massa fecal. Além disso, divide-se em ceco, cólon e reto. No ceco, observa-se uma projeção chamada de apêndice, bastante conhecida por sua inflamação (apendicite). O reto termina em um estreito canal – chamado de canal anal –, o qual se abre para o exterior no ânus, por onde as fezes são eliminadas.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório é um dos principais sistemas do corpo humano. Ele é constituído pelos pulmões e vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios), que são responsáveis por fazer o transporte do oxigênio para dentro e fora das cavidades pulmonares.
Além disso, o sistema é responsável pela eliminação de gás carbônico retirado de dentro das células. Como é um sistema mais delicado, existem algumas doenças respiratórias que atrapalham o desempenho de suas funções, como a rinite, a bronquite e asma, por exemplo.
Órgãos do sistema respiratório
Fossas nasais: o primeiro local por onde o ar passa. Nelas é possível observar três regiões: o vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória. O vestíbulo é a parte anterior e dilatada das fossas nasais, a qual se comunica com o meio exterior.
Faringe: é um órgão musculomembranoso comum ao sistema digestório e respiratório. A parte que faz parte do sistema respiratório é denominada de nasofaringe, enquanto a parte digestória é denominada de orofaringe.
Laringe: é um tubo que garante a conexão entre a faringe e a traqueia. Na laringe, é possível perceber a chamada epiglote, que é um prolongamento que se estende desse órgão em direção à faringe e evita que alimento adentre o sistema respiratório. Além da epiglote, encontramos na laringe a presença das chamadas pregas vocais, que são responsáveis pela produção de som.
Traqueia: é um tubo formado por cartilagens hialinas em formato de C, logo depois da laringe. A traqueia ramifica-se dando origem a dois brônquios, denominados de brônquios primários.
Brônquios: são ramificações da traqueia, que penetram cada um em um pulmão, pela região do hilo.
Bronquíolos: são ramificações dos brônquios, possuem diâmetro de cerca de 1 mm e não possuem cartilagem. Os bronquíolos respiratórios marcam a transição para a parte respiratória e abrem-se no chamado ducto alveolar.
Alvéolos pulmonares: são estruturas que fazem parte da última porção da árvore brônquica e estão localizadas no final dos ductos alveolares. São semelhantes a pequenas bolsas, apresentam uma parede epitelial fina e são o local onde ocorrem as trocas gasosas.
Pulmões: são órgãos em formato de cone que apresentam consistência esponjosa e apresenta maior parte de seu parênquima formado pelos alvéolos, sendo estimada a presença de cerca de 300 milhões de alvéolos nos pulmões. Cada pulmão é revestido por uma membrana chamada de pleura.
SISTEMA EXCRETOR
Entre os sistemas do corpo humano, o sistema excretor desempenha a função de eliminar resíduos descartados pelo corpo humano, após passar pelo processo de digestão dos alimentos. Ele é formado pelos rins e vias urinárias.
Órgãos do sistema excretor
Rins
Os rins são órgãos do sistema urinário, porém que atuam diretamente na eliminação de resíduos que resultam da ação do metabolismo do organismo.
Néfrons
Os néfrons são estruturas presentes nos rins e que tem como principal ação a formação da urina. Ele filtra os elementos do plasma sanguíneo para então eliminar na urina.
Ureteres
O ureter é um tubo que liga o rim à bexiga, ou seja, ele transporta a urina dos rins para a bexiga, sendo um ureter para cada rim. Ele é um dos elementos do sistema urinário e que auxiliam na excreção das substâncias indesejadas.
Bexiga urinária
A bexiga urinária é o órgão responsável por armazenar a urina produzida pelos rins e transportada pelos ureteres. Além do armazenamento é ela quem elimina a urina.Uretra
A uretra é o canal responsável por conduzir o caminho da urina para fora do corpo. Ela está ligada à bexiga urinária.
Nos homens a uretra termina no pênis, já nas mulheres termina na vulva.
SISTEMA SANGUÍNEO
O sistema sanguíneo ou sistema circulatório é responsável por realizar o transporte do sangue. Além do sangue, ele é composto pelo coração e vasos sanguíneos: artérias, veias e vasos capilares. Assim, o sistema também transporta oxigênio e demais nutrientes para diversas regiões do corpo.
Outras funções desempenhadas por esse sistema são: o transporte de carbono e resíduos das células, a manutenção do equilíbrio ácido-básico do corpo, proteção contra doenças e regulação da temperatura corporal.
Componentes do sistema cardiovascular
Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;
Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
Assim como os outros sistemas do corpo humano, o sistema imunológico desempenha papel fundamental na proteção do corpo contra ataques externos (bactérias, vírus, micróbios, etc.). Assim, esse sistema é responsável por produzir anticorpos para proteger o organismo contra doenças. O sistema linfático ajuda na proteção das células imunes, além de garantir a absorção dos ácidos graxos e o equilíbrio dos fluidos nos tecidos.
SISTEMA ÓSSEO
O sistema esquelético ou sistema ósseo contribui para o desenvolvimento dos outros sistemas do corpo humano. Ele é responsável por garantir a sustentação do corpo, proteger órgão internos, armazenar minerais e alojar células produtoras de células sanguíneas.
Os ossos
Os ossos são formados por um tipo especial de tecido conjuntivo, o tecido ósseo, que possui uma matriz intracelular mineralizada. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, é formado por células vivas: os osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.
As articulações
As articulações podem ser definidas como local de união entre dois ou mais ossos. Algumas articulações permitem a movimentação do nosso esqueleto, sendo fundamental frisar que nem todas realizam tal função.
As articulações podem ser classificadas, de acordo com seu grau de movimentação, em três tipos básicos:
- Sinartroses: também chamadas de articulações imóveis.
- Anfiartroses: caracterizam-se por serem ligeiramente móveis.
- Diartroses: capazes de permitir grande movimentação.
SISTEMA MUSCULAR
O sistema muscular é constituído por aproximadamente 600 músculos. Os músculos trabalham em conjunto com os ossos, as articulações e os tendões. A sua principal função é contribuir para a execução de movimentos, além de produzir calor e manter a postura do ser humano.
Classificação dos músculos
Os músculos podem ser classificados didaticamente de acordo com a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração. De acordo com as suas características de contração, os músculos podem ser:
- Voluntários, quando a sua contração é coordenada pelo sistema nervoso, que é influenciado pelo desejo da pessoa;
- Involuntários, em que a contração e o relaxamento do músculo não depende da vontade da pessoa, acontecendo de forma regular, como no caso do músculo cardíaco e do músculo presente no intestino que permite os movimentos peristálticos, por exemplo.
De acordo com a sua função, podem ser classificados em:
- Agonistas, que contraem com o objetivo de gerar o movimento;
- Sinergistas, que contraem na mesma direção dos agonistas, ajudando a produzir o movimento;
-Antagonistas, que opõem-se ao movimento desejado, ou seja, enquanto os músculos agonistas estão gerando o movimento de contração, os antagonistas promovem o relaxamento e alongamento gradual do músculo, permitindo que o movimento aconteça de forma coordenada.
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é classificado da seguinte forma: sistema nervoso central, compreendendo o encéfalo e a medula espinhal e o sistema nervoso periférico, formado pelos nervos cranianos e raquidianos.
Entre as funções desse sistema está a regulação das atividades corporais por meio de impulsos nervosos, onde ele captura as mudanças no ambiente e transmite informações para o corpo, como se fosse uma rede de comunicação do organismo. As células da glia (ou neuróglia) e os neurônios são células que se destacam nesse sistema.
O encéfalo, apesar do que muitos pensam, não é composto apenas pelo cérebro, sendo este apenas uma porção dessa importante parte do SNC. O encéfalo é constituído basicamente pelo telencéfalo, formado por dois hemisférios cerebrais, o diencéfalo, que se divide em epitálamo, tálamo e hipotálamo, o cerebelo e o tronco encefálico, formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.
A medula espinhal, está situada no interior do canal vertebral, entretanto, não o ocupa totalmente. Essa massa possui forma cilíndrica e apresenta cerca de 45 centímetros em um homem adulto. A medula inicia-se na altura do forame magno do crânio e estende-se até a altura da 1ª ou 2ª vértebra lombar.
Comentários
Postar um comentário