Tipos de Óvulos

 

TIPOS DE ÓVULOS

Os ovos, ou zigotos, podem ser classificados utilizando como critério a quantidade e a forma de distribuição de vitelo nessas células. 


Alécitos: Os ovos alécitos são aqueles que não apresentam vitelo. Como exemplo, podemos citar os mamíferos placentários.

Oligolécitos: Ovos oligolécitos, também conhecidos como isolécitos, são aqueles que apresentam pouco vitelo, distribuído de forma homogênea. Esse tipo de ovo está presente em muitos invertebrados, tais como anelídeos, platelmintos, moluscos não cefalópodos e equinodermos e em anfioxos e tunicados.

                                         Tipos de Ovos dos Animais - Embriologia - Cola da Web



Mesolécitos: Esses ovos, também chamados de heterolécitos, apresentam uma quantidade moderada de vitelo. Nesses ovos, há a maior concentração de vitelo na região chamada de polo vegetal. Anfíbios apresentam esse tipo de ovo.

                                            Tipos de Ovos dos Animais - Embriologia - Cola da Web

Telolécitos: Esses ovos, também chamados de megalécitos, apresentam grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula. O núcleo e as organelas ficam restritas a um pequeno disco bem próximo à membrana plasmática, chamado de disco germinativo. Moluscos cefalópodes, peixes ósseos, répteis, aves e mamíferos não placentários apresentam esse tipo de ovo.

                                                Tipos de Ovos dos Animais - Embriologia - Cola da Web

Centrolécitos: Possuem uma grande quantidade de vitelo, que ocupa a maior parte do ovo, concentrando-se no centro. Esse tipo é encontrado em artrópodes, principalmente em insetos.


                                                               Fecundação, segmentação ou clivagem: Resumo para o Enem - Planejativo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE REPRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO