1° lei de Mendel

 

PRIMEIRA LEI DE MENDEL

A primeira lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte forma: as características dos indivíduos são determinadas por um par de fatores, os quais se segregam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em doses simples.


A segregação é consequência da localização dos genes nos cromossomos e do comportamento desses durante a formação dos gametas, através do processo de meiose.

O monge Gregor Mendel realizou seus estudos com objetivo de compreender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra.

Mendel fez diversos cruzamentos até obter linhagens puras, ou seja, que tinham seus descendentes sempre com a mesma característica. Uma planta com semente amarela, por exemplo, só teria descendentes com essa característica.

Ele então fez o cruzamento entre as variantes, por exemplo, uma planta pura de semente amarela com uma planta pura de semente verde. Ele obteve, então, uma primeira geração, que chamou de F1, em que observou apenas sementes amarelas. Então cruzou entre si as plantas da geração F1 e observou que os descendentes apresentavam sementes amarelas e verdes em uma proporção de 3:1.



Com esses resultados, Mendel observou que existiam fatores que condicionavam uma determinada característica e que eles eram fornecidos pelo pai e pela mãe. Também pôde concluir que existiam fatores que dominavam sobre outros.

Os seus experimentos analisaram sete características das ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

PORQUE O EXPERIMENTO FOI FEITO COM ERVILHAS?

  • Planta de fácil cultivo e desenvolvimento em curto período;
  • Produção de muitas sementes;
  • Rápido ciclo reprodutivo;
  • Facilidade de controlar a fecundação das plantas;
  • Capacidade de realizar autofecundação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE REPRODUÇÃO

Tipos de Óvulos

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO