TIPOS DE REPRODUÇÃO


Reprodução assexuada 

reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo está envolvido no processo, não havendo encontro de gametas, como na forma sexuada. Por não haver mistura de material genético, na reprodução assexuada não observamos um aumento da variabilidade genética, sendo produzidos indivíduos idênticos geneticamente aos que os originaram. Como os indivíduos formados são idênticos, na reprodução assexuada, costumamos dizer que ocorre a formação de clones.
Representação de um dos tipos de reprodução assexuada observada nos seres vivos: a divisão binária.
Isso se deve ao fato de que todos os indivíduos apresentam as mesmas características. Apesar de muitas pessoas relacionarem reprodução assexuada apenas com indivíduos unicelulares, como bactériasesse tipo de reprodução pode ser visto em organismos multicelulares, incluindo animais e plantas.

São tipos de reprodução assexuada:

  • Brotamento: Ocorre o crescimento de um broto no corpo do ser vivo. Esse broto pode soltar-se do indivíduo e gerar outro indivíduo independente ou permanecer ligado, formando colônias. 

  • Reprodução por brotamento - PrePara ENEM

  • Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: temos um indivíduo dividindo-se em dois geneticamente idênticos. 

  • Divisão binária - Escola Kids

  • Divisão múltipla: temos a divisão de uma célula em três ou mais. 

  • Fragmentação ou regeneração: consiste na capacidade de um organismo formar outro com base em um fragmento de seu corpo. 

Reprodução assexuada: definição, tipos e exemplos - Mundo Educação
  • Propagação vegetativa: típica de vegetais, consiste na reprodução da planta pelas porções vegetativas, como caule e raiz. A cana-de-açúcar e a bananeira podem ser reproduzidas dessa forma.


Propagação vegetativa da Rosa-do-Deserto (Adenium obesum) por enxertia... |  Download Scientific Diagram

Reprodução sexuada

A reprodução sexuada é aquela em que há o envolvimento de gametas, ou seja, ocorre quando há a presença células reprodutivas especializadas, as quais se juntam e dão origem a um novo ser. Como há a fusão de gametas, esse tipo de reprodução garante um aumento da variabilidade genética em decorrência da combinação dos genes. Essa reprodução é mais lenta e mais complexa que a assexuada, além de promover maior gasto de energia para o ser vivo

Reprodução sexuada: o que é, gametas, fecundação - Brasil Escola

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, nem sempre há machos e fêmeas na reprodução sexuada. Em alguns casos, organismos apresentam ambos os sexos (hermafroditismo) e são capazes de fazer a autofecundação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Óvulos

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO