PARTENOGÊNESE

 PARTENOGÊNESE

A partenogênese é uma forma de reprodução em que um embrião desenvolve-se sem que o óvulo seja fecundado. Diferencia-se da reprodução humana por não envolver o processo de fecundação. Na nossa espécie, o espermatozoide deve fecundar o óvulo para gerar um novo ser.

A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada, ou seja, não envolve a fecundação de gametas. Assim como em outros tipos de reprodução assexuada, observa-se a formação, geralmente, de indivíduos semelhantes aos pais geneticamente, o que chamamos de clones.

Na partenogênese, a mãe origina um filhote sem a necessidade de um indivíduo macho. Ela é capaz, sozinha, de gerar um embrião a partir de um óvulo não fecundado.


Partenogênese em abelhas

O exemplo mais clássico de partenogênese é o das abelhas. Sabemos que esses animais vivem em sociedade, sendo esta formada pela rainha, operárias e zangões. A rainha é a fêmea fértil, as operárias são gêmeas estéreis, e os zangões são os machos, que possuem a função de fecundar a rainha. Os zangões nascem por partenogênese, sendo, portanto, originados de um óvulo não fecundado. Já a rainha e as operárias originam-se de óvulos fecundados.

1. (UFAM) O desenvolvimento do óvulo sem fecundação, ou  seja,desenvolvimento de um indivíduo a - Brainly.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE REPRODUÇÃO

Tipos de Óvulos

Ectoderme, mesoderme e endoderme.